quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A morte no sertão

Resumo:
Valores da tradição cultural cristã mediterrânea foram transpostos para o Novo Mundo,
estabelecendo regras morais e de conduta. Nos sertões, esses valores tenderam a se
preservar, no que já foi chamado de “Código do Sertão” – normas não escritas que
justificavam a violência característica das comunidades interioranas. Romântico,
positivamente valorizado, esse comportamento entrou para o imaginário brasileiro,
estando presente na literatura, no cinema e na música. A comunicação analisa as músicas
“Casa de caboclo”, de Heckel Tavares e Luiz Peixoto (1928) e “Cabocla Tereza”, de João
Pacífico e Raul Torres (1932) - recentemente regravada pela dupla Chitãozinho e Xororó,
de grande sucesso popular no Brasil - como uma das expressões dessa cultura.
Palavras-chave: gênero/ violência/ sertão
Abstract:
Traditional values of the Mediterranean christian culture came to the New World,
establishing moral and conduct rules. In the interior (sertões) these values were preserved
in what was called “Código do Sertão” – non-written rules that justified violence.
Romantic, positively accepted, this behavior is part of Brazilian self image, being present
in literature, cinema and music. The musics “Casa de caboclo”, by Heckel Tavares (1928)
and “Cabocla Tereza” by João Pacífico and Raul Torres (1932) – recentely recorded by
the popular and successful sertanejo singers Chitãozinho and Xororó – are analysed as an
expression of this culture.
Keywords: genre, violence, “sertão”
Resumo:
Valores da tradição cultural cristã mediterrânea foram transpostos para o Novo Mundo,
estabelecendo regras morais e de conduta. Nos sertões, esses valores tenderam a se
preservar, no que já foi chamado de “Código do Sertão” – normas não escritas que
justificavam a violência característica das comunidades interioranas. Romântico,
positivamente valorizado, esse comportamento entrou para o imaginário brasileiro,
estando presente na literatura, no cinema e na música. A comunicação analisa as músicas
“Casa de caboclo”, de Heckel Tavares e Luiz Peixoto (1928) e “Cabocla Tereza”, de João
Pacífico e Raul Torres (1932) - recentemente regravada pela dupla Chitãozinho e Xororó,
de grande sucesso popular no Brasil - como uma das expressões dessa cultura.
Palavras-chave: gênero/ violência/ sertão
Abstract:
Traditional values of the Mediterranean christian culture came to the New World,
establishing moral and conduct rules. In the interior (sertões) these values were preserved
in what was called “Código do Sertão” – non-written rules that justified violence.
Romantic, positively accepted, this behavior is part of Brazilian self image, being present
in literature, cinema and music. The musics “Casa de caboclo”, by Heckel Tavares (1928)
and “Cabocla Tereza” by João Pacífico and Raul Torres (1932) – recentely recorded by
the popular and successful sertanejo singers Chitãozinho and Xororó – are analysed as an
expression of this culture.
Keywords: genre, violence, “sertão”

iG - O mundo é de quem faz – Notícias, blogs, famosos e esporte

iG - O mundo é de quem faz – Notícias, blogs, famosos e esporte