quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Famoso radialista dexa radio alegando cansaço.

O comunicador Zé Béttio (foto), um dos mais famosos radialistas do Brasil, completou 83 anos, ontem dia 2 de janeiro. A última notícia sobre Zé Béttio é que, alegando cansaço, ele deixou recentemente a Rádio Record AM (1.000 kHz - São Paulo/SP), onde até o final deste ano de 2009 apresentava seu programa a partir das 5h da manhã.
Natural da cidade de Promissão, no interior do Estado de São Paulo, Zé Béttio nasceu no ano de 1926. Ainda adolescente, formou com Antonio Moraes e Afonso, o trio "Sertanejos Alegres", que durou pouco tempo, mas percorreu o interior de São Paulo e Paraná tocando em bailes de fazenda.
Amigos do interior o levaram para tocar sanfona num programa de calouros na Rádio Tupi, em São Paulo. Em seguida formou "Zé Béttio e seu Conjunto", indo tocar na Rádio Cometa.
Gravou seu primeiro disco em 1958, pela gravadora Chantecler.
A carreira de radialista iniciou quando, certo dia, se apresentava numa Rádio de Guarulhos, e o locutor faltou. Com isso, ele mesmo acabou lendo os anúncios, agradando de imediato quem ouvia. Foi então contratado pela Rádio Cometa, apresentando um programa próprio, improvisando os textos dos anunciantes com bom humor, voz anasalada e um sotaque ítalo-caipira.
No início dos anos 70, Zé Béttio foi contratado pela Rádio Record de São Paulo, onde em 2 anos levou a emissora do 14° para o "primeiro lugar" de audiência. Essa liderança foi mantida durante muitos anos, atingindo um universo de cerca de 3 milhões de ouvintes, segundo boletins da própria emissora.
Chegou a possuir o maior salário do Rádio, renovando seu contrato no final dos anos 80, por cerca de 2 milhões e 500 mil cruzados novos, 100 vezes o salário do Presidente da República na época.
Na Rádio Record, lançou muitas duplas e cantores sertanejos, entre eles a dupla "Milionário e José Rico". Passou rapidamente também pela Rádio Gazeta AM (890 kHz - São Paulo/SP).
Fonte: http://www.bastidoresdoradio.com
Postado por Marcelo Soares às 12:43